Navegação


Atualizado em 2 de junho de 2017

O termo Navegação no contexto de sobrevivência se refere a movimentos terrestres ou fluviais que são realizados pela selva, seja de dia ou de noite. Para garantir a sua sobrevivência numa situação extrema é muito importante conhecer técnicas eficientes de navegação. A seguir amos explicar um pouco melhor esse processo e como agir em diferentes situações.

Navegação na Selva

Líder Mateiro

Se você estiver em grupo e não contar com uma bússola deve perguntar se alguém se habilita a ser o líder mateiro. Essa função deve ser de alguém que tenha pleno conhecimento da região, pois somente assim poderá realizar a navegação com eficiência.

Atenção às trilhas da selva

Independente de ter ou não um líder mateiro é essencial prestar atenção às trilhas que surgem no caminho. Quem tem algum conhecimento de selva sabe diferenciar trilhas feitas por pessoas e trilhas feitas por animais. No caso de uma trilha feita por um ser humano é bem possível que seguindo por ela você chegue a um lugar habitado ou pelo menos uma fonte de água.

Siga a água

Uma das técnicas de navegação para quem não tem bússola consiste em seguir uma fonte de água. Ao chegar a um rio você seguir o seu curso d’água que provavelmente dará num curso de água maior e chegará a um local que tenha pelo menos habitantes ribeirinhos. Se você chegar a um lugar desabitado, mas mais aberto já terá a vantagem de poder fazer sinalização em busca de resgate.

Atente para os limites

Para que a navegação seja feita com segurança é necessário que os indivíduos do grupo saibam dos seus limites. Uma equipe pode percorrer durante o dia entre 1,0 e 1,5 km por hora. A noite esse limite cai para 300 metros por hora e somente se a equipe contar com equipamentos para visão noturna. O descanso é fundamental para que no dia seguinte se possa render tanto quanto ou mais.

O que fazer quando uma pessoa se perde do grupo?

Se o problema em questão é que alguém se perdeu do restante do grupo a melhor forma de tentar encontrar esse indivíduo é por meio de barulhos. Sendo assim grite o mais alto que puder e se tiver uma arma ou sinalizador dispare para o alto para que essa pessoa possa se guiar pelo menos pelo som. A natureza também contribui com árvores que ajudam a ressoar o som então se encontrar Sapopemas no caminho não hesite em bater nelas com galhos, pois o som irá ecoar podendo chegar no elemento perdido do grupo.

Como agir se foi você quem se perdeu

Ao perceber que está perdido do seu grupo na selva é importante deixar marcas que eles possam seguir para te encontrar. Para uma boa navegação do grupo faça marcas pelo caminho que você percorreu. Com uma faca ou canivete você pode marcar as árvores com as suas iniciais ou então ir deixando pedaços de galhos partidos pelo chão como as migalhas de João e Maria. Deixe sempre as pontas dos galhos indicando a direção que você tomou. Fique atento as tentativas do seu grupo de te encontrar.