Materiais Indispensáveis


Atualizado em 4 de junho de 2017

Quem gosta de aventura e está sempre em busca de experiências de sobrevivência sabe que boa parte do êxito está em contar com os materiais indispensáveis. Aqueles itens sem os quais não se conseguiria sobreviver muitos dias num local inóspito. Se você ainda não definiu quais são os seus itens essenciais pode conferir a nossa lista. Selecionamos esses itens com base nas listas de ‘essenciais’ padrão de várias instituições.

Lista dos Materiais Indispensáveis para a Sobrevivência

  • Bússola

    Ter uma bússola é fundamental para saber como se guiar num território desconhecido. Mesmo que você conheça técnicas para encontrar o norte e o sul através do sol ganha tempo com esse equipamento relativamente fácil de comprar.

  • Roupas inteligentes

    Contar com peças como blusas térmicas é uma forma de garantir sua sobrevivência mesmo nas situações mais complicadas. Manter o corpo quente em locais frios e resfriados no intenso calor sem expor a pele ao sol é essencial. Muitas lojas do segmento de produtos para acampamento e sobrevivência oferecem esses produtos.

  • Kit de Primeiros Socorros

    Dentre os materiais indispensáveis para uma aventura de sobrevivência não podemos deixar de citar o kit de primeiros socorros. Para que ele seja completo deve contar com os itens tradicionais como: esparadrapo, pano limpo, linha e agulha para sutura, antisséptico, algodão, tesourinha, band-aid, bandagem, compressas de gaze estéril e medicamentos como anti-histamínico ou antialérgico, anti-inflamatório, analgésicos entre outros. Inclua ainda no seu kit vaselina estéril, álcool 70%, iodo, pomadas para queimaduras, bolsa de água quente e gelada, soro fisiológico e luvas de látex.

  • Uma boa faca

    O termo em inglês “Buschcraft” significa algo como “habilidades mateiras” e designa facas que servem para uma variedade imensa de possibilidades para quem enfrenta o mato. Em geral são facas pequenas, fáceis de carregar e com grande versatilidade. Embora possam ser grandes a recomendação é que você escolha uma Buschcraft de menor porte para poder leva-la sempre consigo mesmo que não esteja com a mochila.

  • Lanterna

    A escuridão pode ser a sua grande inimiga num lugar inóspito e por isso mesmo contar com uma boa lanterna é essencial. Você encontra opções de lanternas específicas para aventuras de sobrevivência sendo estas mais leves e fáceis de carregar na sua mochila.

  • Iniciador de Fogo

    Atualmente existe uma grande variedade de tipos de iniciador de fogo ficando a cargo do sobrevivente escolher aquele com que sente mais afinidade. Porém, é fundamental sempre ter um item desses a sua disposição, pois nas regras para a sobrevivência o fogo é a segunda prioridade, fica atrás somente de conseguir um abrigo seguro.

  • Mapa

    Ao escolher um local para acampar ou realizar atividade semelhante é essencial que se tenha um mapa que permita conhece-lo em detalhes. Leve esse mapa sempre com você para o caso de se perder ter um auxiliar para encontrar o caminho.

  • Protetor solar e repelente

    São também materiais indispensáveis um bom protetor solar e um repelente para evitar queimaduras de sol e picadas de inseto que podem acarretar em reação alérgica.

  • Óculos de Sol

    A proteção dos seus olhos também é importante e por isso contar um óculos faz a diferença. Se possível compre um óculos que possua fator de proteção nas suas lentes.